É preciso florir


Hoje foi dia de poda aqui em casa e ao podar as roseiras, feri minhas mãos em alguns de seus espinhos. Terminada as podas, ao lavar as mãos pude sentir o incômodo ardor dos cortes que os espinhos das roseiras me causaram. Inevitavelmente este ardor me levou a uma reflexão:
Quantas vezes somos mal interpretados ao tentarmos ajudar alguém que amamos? Quantas vezes ferimos as pessoas que nos amam por não enxergar que elas querem apenas ajudar?
Nossa transformação depende muito das "podas", para florescermos e também poder espalhar aos outros o quanto essas podas são necessárias.
Confesso que eu sofro todas as vezes que preciso fazer a poda nas plantas, com dó. Assim como quando precisamos "corrigir" alguém. Mas inevitavelmente é preciso. 
Você já viu uma roseira alguns meses depois de podada? Cheia de brotos, de novas folhas verdinhas e brilhantes, ao tempo que a roseira sem poda só tem tamanho, seca, fosca. Viva, mas dificilmente chegará a florescer. Neste momento a roseira podada já deve entender o motivo da dor da poda e em tempo, agradece o jardineiro desabrochando belos botões de rosas. Feliz do jardineiro que ainda vive para receber o carinho do reconhecimento.
Que possamos ter sabedoria ao podar e aceitar as podas. E que as dores causadas pelos espinhos ou pela tesoura, não nos façam desanimar, do contrário, sejam esperança de dias melhores.

Comentários

Postar um comentário