É preciso falar sobre suicídio

Você sabe reconhecer quando alguém está considerando suicídio? Quando pessoas pensam nesta lamentável possível atitude, elas emitem alguns sinais que podem ser observados por todos nós. Observe:

- Tristeza intensa constante;
- Falta de interesse em coisas que gostava muito;
- Falta de interesse em fazer planos em longo prazo;
- Doação de bens materiais sem explicação;
- Dizer frases como: “Talvez eu devesse sumir” ou “Eu não presto para nada”;
- Tentativas prévias de suicídio.

Quando observar algum destes sinais é importante não julgar, não culpar e não ofender a pessoa, pois o desejo de morrer já está associado a sentimentos de inferioridade e derrota. Quando você julga, culpa ou ofende alguém por se sentir assim, você alimenta esse sentimento negativo e pode acabar piorando as coisas.
O mais recomendado neste momento é se oferecer a ouvir esta pessoa. Deixe a falar sem interromper, apenas a escute com afeto e atenção.
Se você é próximo da pessoa, não evite falar sobre isso, pergunte caso você note algo estranho e então ofereça ajuda. Considere acompanha-la a um profissional da área psicológica.
Há várias causas para os pensamentos suicidas, a depressão é a principal delas, por isso é importante que a pessoa procure atendimento médico para ser tratada adequadamente.
Se é você que precisa de ajuda, no Brasil existe o CVV, que é o Centro de Valorização da Vida, onde pessoas estão preparadas para conversar com pessoas em situações tensas de pensamentos ruins. O telefone é o 141.
Inclusive meu perfil está aberto a qualquer um que precise conversar.
Sofrer em silêncio não é demonstração de força.
Sempre haverá alguém -inclusive eu- disposto a ouvir (na guia Fale com o autor) .

Comentários

  1. Ótimas orientações. Achei oportunas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou. É um assunto que merece atenção. Um abraço.

      Excluir
  2. #mudarfazbem
    "Mudar faz bem. O que não faz bem, é não mudar, porque a essência da vida é a mudança e o movimento. Sem os ciclos da mudança, o ser e o mundo não progrediriam" Luiz Lira

    ResponderExcluir

Postar um comentário